Exposição de Fotografia: Clique 2.0 - Falar, ver e fazer fotografia

Publicado por:Miguel Mealha

Data de Publicação21 julho 2014, segunda-feira


Exposição de fotografia de Luiz Carvalho

Na segunda sessão deste ciclo dedicado à fotografia, um encontro com Luiz Carvalho, no qual o fotógrafo do semanário Expresso, autor do programa Fotografia Total e responsável pelos cursos de fotografia Lightshot apresenta o seu trabalho e conversa com o público.

Data: 24 Julho . Quinta . 19h30

Local: Centro de Arte Manuel de Brito . Palácio Anjos . Algés

Preço: entrada livre

Informações: tel. 214 404 829 |  foto30dias@cm-oeiras.pt

Fotógrafo Luiz Carvalho

Luiz Carvalho nasceu em Lisboa em 1954. Estudou no Liceu Padre António Vieira, cursou Arquitectura, que concluiu em 1979, chegando a exercer durante dez anos e fixou-se na fotografia. Publicou as suas primeiras fotografias em 1972 no semanário Observador. Fotojornalista desde o final dos anos 70, fotografou para O Primeiro de Janeiro, Tal & Qual e Grande Reportagem, e durante cerca de duas décadas trabalhou no Expresso, onde também foi editor multimédia e editor de fotografia. Tem trabalhos seus na Biblioteca Nacional de Paris e foi convidado a expôr no “Mois de La Photo” de Paris, em 1982. Integrou a exposição “Fotografia Europeia Contemporânea”, organizada pela Galeria Canon, de Amesterdão, que circulou por várias cidades norte-americanas em 1983.

Em 1985 editou o livro Portugueses. Em 2001 expôs e publicou Lisboa & Lisboetas no Arquivo Fotográfico Municipal e Imagens da Vida Real no Centro Cultural de Cascais.

Foi premiado em 1991 com o Prémio Gazeta de Jornalismo e em 2005 com um prémio Visão. Está representado com fotografias no Centro Português de Fotografia e na Fundação Saragga Leal. Foi correspondente da agência Sipa Press em Lisboa nos anos oitenta e colaborou como stringer na Associated Press.

Em 2009, iniciou uma actividade centrada na sua empresa Lightshot, continuando a fazer trabalhos de fotojornalismo, leccionando nos cursos que promove regularmente, produzindo e realizando programas de televisão, com destaque para o Fotografia Total, que tem exibição semanal na TVI24. E no ano passado, lançou novo livro, Ao Correr do Tempo.

Nos últimos anos, o seu percurso profissional passa pelo triângulo Paço de Arcos (Expresso), Queluz de Baixo (TVI24) e Linda-a-Pastora (Lightshot).

Miguel Mealha - Colorfoto
Miguel Mealha - Colorfoto

 

Outros artigos do mesmo autor: