Nova Canon EOS 5D Mark IV - A diferença está nos detalhes

Publicado por:Miguel Mealha

Data de Publicação25 agosto 2016, quinta-feira

 A Canon anuncia hoje o lançamento da muito aguardada EOS 5D Mark IV, o novo membro da lendária família EOS 5D, concebida para os fotógrafos que procuram captar a imagem perfeita. Conhecida por permitir aos utilizadores contar histórias que precisam de ser contadas, a gama EOS 5D captou muitos dos momentos mais significativos do mundo.

 Enquanto sucessora da EOS 5D Mark III, a câmara foi desenvolvida com base no feedback direto da comunidade de fotógrafos com vista a criar o modelo EOS mais versátil existente. Com um sensor CMOS de 30,4 megapixéis com ampla latitude de exposição, disparo de alta velocidade a sete fotogramas por segundo (fps), gravação interna de filmes 4K, Wi-Fi e GPS integrados, esta câmara une velocidade e resolução com excelente desempenho com pouca luz e funcionalidade de filme.

A EOS 5D Mark IV é também a primeira câmara EOS a estrear o novo formato de ficheiro Dual Pixel RAW, que permite aos fotógrafos afinar imagens em pós-produção ao ajustar ou corrigir o ponto de nitidez, alterando o bokeh do primeiro plano ou reduzindo o efeito fantasma das imagens.

Principais características da EOS-5D Mark IV:


Sensor CMOS 30.4 MP Full Frame

Tecnología Dual Pixel RAW

Sensibilidade ISO 100 a 32.000 expandida para 50 a 102.000

Disparo contínuo de 7 fps com total AE/AF                                 

Sistema de 61-pontos de área expandida  AF (inclusive a f/8) com

41 pontos de AF de tipo cruzado

Captura de vídeo DCI 4K até 30p com possibilidade de extrair fotos JPEG de 8,8 megapixels

LCD Touch screen de 8,3 cm (3,2”) e novo botão de seleção de Área

Gravação de vídeo time-lapse e novo modo de vídeo HDR

Sistema de focagem Dual Pixel CMOS AF

Conectividade Wi-Fi, NFC

GPS incluído

Porque os detalhes fazem a diferença

Capture todos os detalhes.

O sensor CMOS de 30,4 megapixels garante imagens repletas de detalhes e com ruído reduzido, mesmo nas zonas mais luminosas e nas sombras mais escuras. Uma resolução mais fina significa que não perde nada, dando-lhe a liberdade para tirar a fotografia perfeita e reter toda a qualidade.

Rever e refinar

Cada um dos 30 milhões de pixels da EOS 5D Mark IV é composto por dois fotodíodos que podem ser utilizados em conjunto ou individualmente. Esta tecnologia permite a criação de ficheiros Dual Pixel RAW (DPRAW) que contêm um par de imagens captadas de dois pontos de vista ligeiramente diferentes. Quando processados com o software Digital Photo Professional, os ficheiros DPRAW permitem aos fotógrafos executarem ajustes na imagem para manter a nitidez na área pretendida.

Captação excecional com pouca luz

O desempenho em condições de pouca luz é melhorado em todas as definições de ISO, com um ruído digital muito reduzido e uma sensibilidade ISO máxima de 32 000 (expansível até ISO 102 400). Tenha a confiança de saber que consegue captar imagens de excelente qualidade mesmo em condições de pouca luz.

Processamento de imagem de nível seguinte

A Correção de aberração da objetiva integrada melhora o desempenho da lente ao compensar fatores como a difração, a distorção e aberrações cromáticas para produzir uma imagem que é visivelmente superior.

Otimizador lente digital

Um Otimizador lente digital acrescenta outra camada de correção, lidando com ainda mais fenómenos óticos, incluindo o efeito do filtro "low-pass" ótico da câmara. O resultado: desempenho otimizado e qualidade de imagem incrível.

Clareza, contraste e cor

A 5D Mark IV apresenta uma seleção de definições de Balanço de brancos automático (AWB) que adotam uma abordagem diferente à luz artificial. A "Prioridade de ambiente" visa manter alguns dos tons de cores quentes das fontes de luz artificial a fim de preservar parte da atmosfera de uma cena, enquanto a "Prioridade de branco" elimina a maior parte do calor proveniente de lâmpadas de tungsténio e tenta apresentar imagens com cores neutras sempre que possível.

Captura cuidadosa de cada detalhe

O Estilo de imagem de Pormenores foi incluído na 5D Mark IV para maximizar a quantidade dos detalhes captados pelo sensor de 30,4 megapixels da câmara. Esta definição dá prioridade à gradação de tons e destaca os pormenores. 

Estilo de imagem de Pormenores dispõe de três parâmetros de afiação ajustável, semelhantes aos encontrados no filtro Unsharp Mask no Adobe Photoshop e o software da Canon DPP.

Avance para o 4K cinemático

Nitidez clara

Grave os seus momentos em filme com o poder do incrível sensor da EOS 5D Mark IV para adicionar detalhe e mais aperfeiçoamento a cada cena. Com a opção de gravar em 4K de alta resolução1 ou em Full HD, para obter opções de taxa de fotogramas que incluem câmara lenta 60p, o mundo da filmagem DSLR acaba de melhorar.

Capte a fotografia perfeita a partir de qualquer fotograma

Uma funcionalidade retirada da EOS-1D X Mark II, os utilizadores da EOS 5D Mark IV podem gravar filmes em 4K e guardar qualquer fotograma como uma imagem fixa de 8,8 megapixels incrivelmente detalhada diretamente num cartão de memória como um ficheiro JPEG.

Taxa de fotogramas elevada

A taxa de fotogramas mais rápida proporciona oportunidade novas e entusiasmantes para mergulhar o seu público no momento. A incrível capacidade de vídeo HD a 120 fps capta até os motivos mais rápidos com um detalhe fantástico.

Foque como um profissional

A EOS 5D Mark IV dispõe da Dual Pixel CMOS AF, uma das mais importantes atualizações de funcionalidades relativamente à EOS 5D Mark III. Permitindo transições de focagem controlada suaves e precisas, desde 4K até Full HD, basta tocar no LCD nos pontos onde deseja focar e deixar a câmara fazer o resto.

Mantenha todos os detalhes em filme HDR

Ao alternar entre fotogramas normais e subexpostos, o modo de filme HDR consegue comprimir as partes mais brilhantes de uma cena e reter mais detalhes de destaque, garantindo filmes com um intervalo dinâmico amplo.

O HDR torna tudo possível

Abrande o ritmo, grave o extraordinário

As funções de disparo temporizado na EOS 5D Mark IV permitem uma gravação de eventos em time-lapse com uma nitidez extraordinária. Capte até 3600 imagens estáticas para um filme Full HD com um tempo de reprodução de cerca de 2 minutos para um filme dinâmico com uma diferença.

Time-lapse


Miguel Mealha - Colorfoto
Miguel Mealha - Colorfoto

 

Outros artigos do mesmo autor: