Clara Azevedo, Under Skin. À Flor da Pele. Exposição na Megastore Alvalade. De 10 de Dezembro a 30 de Janeiro 2019

Publicado por:Miguel Mealha

Data de Publicação10 dezembro 2018, segunda-feira

 

Nas palavras de Clara,

"Under Skin são emoções à flôr da pele … gravadas e guardadas como uma colecção de arte privada. Cada pintura tem uma história, cada traço tem um significado e uma intensidade que apenas podemos imaginar. Fotografei alguns destes desenhos, são  retratos íntimos, visíveis e invisíveis…desenhos com alma.”

Clara Azevedo

Nascida em Lisboa. Aos 4 anos muda-se para o Brasil com os pais e irmãos. 

Nos anos seguintes conhece outros países, onde também mora, com estadias mais ou menos prolongadas, devido à profissão de seu pai, que trabalhou para a FAO. Madagáscar, Bolívia, Itália, Paquistão, Afeganistão, Quénia, são durante algum tempo, a sua casa. 

De volta a Portugal, decide frequentar o curso do IADE e, pouco depois do curso AR.CO, para dedicar-se e concentrar-se totalmente na fotografia. 

Com bolsa de estudos da Secretaria de Estado da Cultura Portuguesa e patrocínio da Fundação Luso-Americana, desenvolve em 1986 e 1987 um trabalho sobre  a comunidade portuguesa na Nova Inglaterra, que deu origem à sua primeira exposição individual. 

Em 1987 começa sua cooperação com o jornal Expresso, onde permanece até 1995. Altura que decide sair e começar como freelancer. 

Trabalhou em diversas revistas, abordando diversos temas: reportagem, retratos, fotografia de interiores e fotografia de viagem. As suas preferências são  principalmente os seus projectos pessoais na área de fotografia documental, que já deram origem a 12 livros publicados. 

Actualmente é a fotógrafa oficial do Primeiro-Ministro português.

www.clara-azevedo.com

Miguel Mealha - Colorfoto
Miguel Mealha - Colorfoto

 

Outros artigos do mesmo autor: