A FX2 é uma câmara full-frame da gama Cinema Line, assente na filosofia visual da série VENICE topo de gama da Sony, ideal para quem está a dar os primeiros passos numa carreira de cinematografia profissional. Com elevada mobilidade, operabilidade, expansibilidade e fiabilidade, é ideal para a captação a solo e oferece avançadas funções para fotografia, concebidas para complementar a produção cinematográfica.
Para aquele aspeto cinematográfico profissional
A FX2 é uma câmara Cinema Line para quem está a dar os primeiros passos na cinematografia profissional. Combina a qualidade de imagem elevada de um sensor full-frame com capacidades cinematográficas expressivas, inspiradas nas câmaras de cinema VENICE topo de gama da Sony, para dar vida às suas visões criativas.
Expressão cinematográfica com um sensor full-frame
A full-frame FX2 oferece espantosas imagens cinematográficas, combinando uma alta resolução com um deslumbrante bokeh. Equipada com um sensor CMOS Exmor R™ retroiluminado, suportado pelo nosso motor de processamento de imagem BIONZ XR™ e avançada unidade de processamento por IA, a câmara oferece alta sensibilidade, ampla latitude e uma resolução de 33 MP, proporcionando aos ambiciosos visionários cinematográficos tudo o que precisam.
Qualidade de imagem excecional para máxima flexibilidade na edição
O sensor full-frame da FX2 produz filmagens com gradações suaves e naturais, graças aos mais de 15 pontos de latitude ao gravar com S-Log3, garantindo até cenas de elevado contraste captadas com todos os detalhes. O ISO de base para a captação S-Log3 pode ser definido para 800 ou 4000 e a câmara suporta gamas de cor S-Gamut3/S-Gamut3.Cine para uma ampla compatibilidade. Tudo isto contribui para uma máxima eficiência de edição em filmagens com múltiplas câmaras.
Modos de gravação com Log para flexibilidade na produção
Para maior flexibilidade criativa, existem três modos disponíveis para a gravação com Log — ISO flexível, Cine EI e Cine EI Quick — com o Cine EI amplamente utilizado na cinematografia profissional para filmagens captadas com vista à pós-produção. Com base no ambiente de captação, escolha um ISO de base de 800 ou 4000 para manter a máxima latitude durante a captação, permitindo melhorar gamas tonais específicas na pós-produção para obter o aspeto cinematográfico pretendido.
Vários formatos de gravação para uma captação e edição versáteis
A sobreamostragem de 7 K é utilizada com leitura total de píxeis e sem binning de píxeis ao captar em full-frame 4K (QFHD 3840 × 2160), e a gravação 4K a 60 p (59,94 p) está disponível no modo Super 35 mm. Com uma profundidade de 10 bits, amostragem de cor 4:2:2, um eficiente codec MPEG-H HEVC/H.265 e gravação Intra, incluindo DCI-4K (4096 × 2160), é garantida uma qualidade excecional.
Importar até 16 LUTs de utilizadores
Com a FX2, as LUTs podem ser importadas e aplicadas ao monitor LCD e visor eletrónico durante a captação ou reprodução de filmes. É possível importar e selecionar ficheiros LUTs de 16 utilizadores a partir de cartões de memória ou da Creators’ Cloud da Sony, conforme necessário. A LUT utilizada para gravação pode, depois, ser integrada nos metadados de vídeo para a pós-produção.
Criar ambientes diretamente na câmara
As predefinições de Perfil de imagem simplificam o ajuste de cores e da gradação para criar uma variedade de ambientes na câmara. Estas incluem o inestimável S-Cinetone™, que produz belos tons de pele. As LUTs de utilizadores importadas podem ser registadas como PPLUT 1 a 4 e aplicadas durante a gravação, e uma vasta gama de 12 perfis de Aspetos criativos, incluindo FL 2 e FL 3, oferece uma seleção abrangente de ambientes visuais para inúmeras necessidades de gravação.
Descompressão da imagem no monitor para objetivas anamórficas
As objetivas anamórficas são uma escolha popular para a criação de um aspeto cinematográfico distinto. A FX2 está equipada com um modo de visualização de descompressão que permite a monitorização no formato de imagem CinemaScope padrão de 2,93:1 durante a captação com objetivas anamórficas. Oferece definições de descompressão de 1,3× e 2,0× e a app Monitor & Control da Sony inclui definições ainda mais detalhadas para a monitorização num tablet ou noutros dispositivos de visualização externos.
Liberdade de frequência de fotogramas
Um menu FPS herda as funcionalidades dos modelos topo de gama Cinema Line, incluindo uma definição [Variável] que permite um controlo intuitivo da frequência de fotogramas: até 2,5× em câmara lenta com resolução 4K ou até 5× em câmara lenta ao gravar em Full HD até 120 fps.
Uma vasta gama de objetivas de montagem tipo E expressivas
A Sony oferece uma gama de mais de 70 objetivas de montagem tipo E de elevado desempenho, incluindo ultragrandes angulares, super teleobjetivas com zoom, requintadas objetivas de distância focal fixa e zooms motorizados. Combine-as com microfones originais da Sony para uma qualidade de som excecional e escolha entre uma variedade de outros acessórios para dar vida à sua visão criativa.
Concebida para a captação a solo
Combinando algumas funções de gravação de vídeo das atuais câmaras Cinema Line com avançadas funções para fotografia que complementam a produção cinematográfica, a FX2 foi concebida para permitir captações a solo em diversas situações, oferecendo-lhe máxima flexibilidade.
Compacta e leve com pontos de montagem de acessórios incorporados
Com o mesmo design compacto de parte superior plana da Cinema Line FX3 e FX30, a FX2 é ideal para captações com a câmara na mão, bem como para a montagem em gimbal e drone. O exterior em liga de magnésio possui orifícios para parafusos 1/4-20 (UNC) em três locais para a montagem de acessórios e o painel inferior possui dois orifícios adicionais para parafusos para uma montagem segura em tripé.
AF de reconhecimento em tempo real, baseado em IA
Equipada com uma potente unidade de processamento por IA, a FX2 oferece capacidades de focagem automática com reconhecimento em tempo real de humanos, animais, aves, veículos e até insetos. Uma moldura de deteção indica o objeto reconhecido e é possível iniciar-se o seguimento, bastando para isso tocar no objeto no ecrã do monitor. A avançada tecnologia de estimativa da pose humana reconhece com precisão o movimento dos objetos e o reconhecimento do olho humano foi melhorado em cerca de 30 % em comparação com a FX3/FX30.
Controlo de focagem aperfeiçoado
A função AF Assist permite alternar facilmente para a focagem manual para suaves transições de focagem, enquanto uma gama de sete definições de velocidade de transição de focagem automática e cinco definições de sensibilidade oferecem um controlo detalhado. A função Mapa de focagem facilita a visualização da profundidade de campo, sobrepondo a informação de focagem no ecrã de visualização direta, e a função de Compensação de respiração pode melhorar significativamente a estabilização de imagem.
Enquadramento automático com IA avançada
A função Enquadramento automático da FX2 recorta e segue automaticamente um objeto para o manter numa posição proeminente quando a câmara está montada num tripé, produzindo filmagens com um aspeto profissional, como se tivessem sido captadas por um operador experiente. A função Estabilizador de enquadramento mantém automaticamente o objeto na mesma posição no enquadramento, o que pode ser útil, por exemplo, quando o operador de câmara se desloca a par do objeto.
Estabilização para captação dinâmica com a câmara na mão
O modo ativo melhora a estabilização durante as captações em movimento. Ou, para captar a um ritmo mais rápido, existe o Modo ativo dinâmico que utiliza estabilização eletrónica para um efeito até 30 % superior, o que permite filmagens estáveis mesmo durante movimentos rápidos. Os metadados de estabilização correspondentes são incorporados nas filmagens para uma pós-produção eficiente.
Fotografias com um simples toque
Um único comutador seleciona o modo FILME ou FOTOGRAFIA e recupera instantaneamente as definições correspondentes. Para além de facultar uma resolução de 33 MP e sequências contínuas até 10 fps, a câmara está equipada com uma função “Criar fotografias a partir de marcas de captação” que lhe permite tirar fotografias durante a gravação ou reprodução de vídeos que possuem uma LUT de utilizador anteriormente importada.
Consistência visual em fotografias e vídeos
O modo Log está também disponível para fotografias, o que permite captar fotografias em JPEG e HEIF com a curva de gama S-Log3 utilizada durante a gravação de um vídeo, pelo que o mesmo fluxo de trabalho pode ser facilmente aplicado durante a pós-produção. Transforme as suas fotografias em apps de edição como Blackmagic DaVinci Resolve, prontas para uma variedade de utilizações, mantendo o aspeto.
Operabilidade para cinematografia profissional
A FX2 oferece máxima operabilidade durante a utilização profissional, contribuindo para um fluxo de trabalho fluido durante a produção.
Visor eletrónico inclinável de alta definição
Mantém a focagem durante a captação mesmo em ambientes brilhantes ou com distrações, graças a um visor eletrónico OLED com aproximadamente 3,68 milhões de pontos. A ampliação é de 0,70× (objetiva de 50 mm, focagem infinita, –1 m?¹ dioptria), e o ângulo de visualização e o ponto ocular são otimizados para a gravação de vídeo. O próprio visor eletrónico pode ser rodado de 0° a +90° para uma fácil visualização em praticamente qualquer ângulo e a proteção ocular pode ser removida ou invertida da esquerda para a direita, conforme necessário.
Parâmetros frequentemente utilizados, todos num único local
A FX2 herda o BIG6 (Home) screen das câmaras CineAlta topo de gama, como a VENICE, que lhe permite monitorizar facilmente seis parâmetros essenciais no modo de FILME: FPS (frequência de fotogramas), ISO, Obturador (velocidade/ângulo), Abertura ou Filtro ND, Aspeto e Equilíbrio de brancos. Este BIG6 (Home) screen comprovado contribui para um funcionamento intuitivo fluido e permite um rápido acesso aos parâmetros variáveis/fixos.
Gestão eficaz do calor
Desfrute de um tempo de gravação de vídeo ininterrupto para formatos até 4K a 59,94 p. A acumulação de calor é evitada através de uma combinação de uma ventoinha de arrefecimento interna, um material de grafite com elevada condutividade térmica utilizado na unidade de estabilização de imagem e um design inovador que permite uma ampla entrada de ar, mesmo quando o monitor LCD está fechado. A ventoinha de arrefecimento possui três modos que podem ser selecionados de acordo com as condições de captação: automático, mínimo e desativado durante a gravação.
Imensa carga para longas sessões de captação
Uma bateria NP-FZ100 de alta capacidade e uma gestão eficaz da energia proporcionam até 100 minutos de tempo de vídeo real ou até 155 minutos de captação contínua. Para períodos de captação mais longos, a alimentação contínua pode ser fornecida a partir de um adaptador de corrente ou de uma bateria móvel que suporte USB Power Delivery (PD). O acoplador de CC DC-C1 opcional pode fornecer energia estável sem ocupar o terminal USB Type-C® da câmara.
Áudio digital sem degradação
Com uma unidade de punho XLR, XLR-H1, acoplada, a FX2 grava áudio de qualidade elevada através de dois conetores XLR e interface de áudio digital, sem necessidade de baterias ou cabos extra. Existem disponíveis, separadamente, microfones equipados com conetores XLR. É possível aplicar facilmente áudio de quatro canais, gravação de 24 bits e outras definições.
Transmissão ao vivo fácil
A FX2 é também uma excelente escolha para a transmissão ao vivo para um computador por USB (UVC/UAC) ou uma rede LAN com ou sem fios. Pode transmitir vídeos até 4K (3840 × 2160) a 59,94 p através de uma LAN e, simultaneamente, gravá-los no cartão de memória da câmara. Os protocolos de transmissão através de uma rede LAN incluem RTMP, RTMPS e SRT.
Compatível com cartões de memória CFexpress Type A
Duas ranhuras para cartões compatíveis com cartões de memória SDXC/SDHC UHS-II/UHS-I e uma também compatível com cartões CFexpress Type A oferecem-lhe inúmeras opções para uma gravação com elevada taxa de bits estável e fiável. Selecione o modo de gravação de acordo com as suas necessidades: os vídeos e as fotografias podem ser gravados para diferentes cartões e a gravação automaticamente mudada para um segundo cartão quando o primeiro ficar cheio, e muito mais.
Saída 4:2:2 de 10 bits ou RAW de 16 bits através de HDMI
Um terminal HDMI Tipo A permite uma saída de vídeo 4K a 60 p (59,94 p), 4:2:2 de 10 bits, ou RAW de 16 bits para um gravador externo para uma pós-produção flexível. A saída de vídeo RAW de 16 bits é efetuada com uma resolução de 4672 × 2628 (formato de imagem 16:9), que também abrange DCI-4K (4096 × 2160), com frequências de fotogramas selecionáveis: 59,94 p, 29,97 p, 23,98 p e 24,00 p. A saída de vídeo através de HDMI pode ocorrer em simultâneo com a gravação proxy para um cartão de memória interno.
Monitor & Control
A app Monitor & Control da Sony não só permite uma operação remota intuitiva e a monitorização de imagens no ecrã de um smartphone ou tablet, como também oferece formas de onda e outros ecrãs para confirmação da exposição e focagem precisa. A multi-monitorização está disponível quando várias câmaras são ligadas sem fios a um único iPad. Tudo isto contribui para fluxos de trabalho mais fluídos com uma equipa reduzida.
Catalyst Browse, Catalyst Prepare/Plugin
As apps Catalyst Browse e Catalyst Prepare oferecem uma forma conveniente de editar vídeos gravados no modo Log com LUTs integradas. As marcas de captação e indicadores OK (aceitável), NG (não aceitável) ou KEEP (manter) adicionados durante a gravação também podem ser importados para uma seleção mais fácil de captações. A estabilização de imagem, compensação de respiração, obturador rotativo e outros metadados, incorporados durante a gravação, podem ser utilizados para realizar correções precisas na pós-produção.
Plataforma Creators’ Cloud
A Creators’ Cloud é uma plataforma de trabalho criativo, da captação à produção, que combina a avançada tecnologia das câmaras Sony com a nuvem. É também um local de descoberta e colaboração com outros criadores a nível global. Explore apps baseadas na web, PC e móveis com soluções eficazes que integram câmaras com apps e serviços de captação e produção.
Carregamento para a nuvem (diretamente da câmara)
Os ficheiros gravados podem ser diretamente carregados para o armazenamento na Creators’ Cloud a partir da câmara, sem ter de os transferir através de um smartphone ou outro dispositivo. Uma vez na Creators’ Cloud, os dados podem ser transferidos para outros serviços de nuvem como o Google Drive™ ou Adobe Lightroom, de acordo com o seu fluxo de trabalho.